Blog

Precisando juntar dinheiro para comprar a casa própria?

Veja algumas dicas para te ajudar a economizar e conquistar seu sonho.

9 de Novembro de 2021 às 09:00

Veja algumas dicas para te ajudar a economizar e conquistar seu sonho

Veja algumas dicas para te ajudar a economizar e conquistar seu sonho

Essa é uma meta que precisa de muito planejamento e controle, e para realizar seu sonho de forma mais rápida separamos algumas dicas para te ajudar a manter o foco na missão de conquistar o seu tão sonhado lar.

1. Guarde um valor fixo todo mês

Faça suas contas dos seu gastos e receitas atuais e estipule um valor para separar mensalmente, você já pode tratar isso como a parcela da sua casa nova, assim vai te ajudar a manter o foco na economia. E lembre-se: Esse valor deve ser “esquecido”, pois a finalidade dele já está bem definida.

2. Faça um controle de custos e planeje seus gastos

A melhor forma de se organizar e usando uma planilha ou aplicativo de gerenciamento de finanças. Algumas contas que pagamos são rotineiras e podemos prever o quanto vamos gastar com elas antes mensalmente, já os gastos variáveis você pode utilizar uma media mensal ou ate estabelecer um teto de gasto com o que for possível.

3. Repense alguns gastos

Alguns gastos precisam ser repensados quando estabelecemos novos objetivos, por isso, algumas atividades de lazer, por exemplo, podem ser substituídas opor outras mais baratas. Analise os serviços que você paga  e veja se realmente esta utilizando e/ou se precisa de todos eles, ou ate ver versões mais econômicas dos serviços.

4. Escolha o financiamento ideal

Ao escolher o financiamento da casa, procure uma opção que caiba no seu bolso sem causar grandes problemas no futuro. Além das parcelas do imóvel, você deve conseguir pagar todas as contas, alimentação, transporte e ter um valor mínimo reservado para emergências. O seu corretor poderá orientá-lo sobre as melhores alternativas de financiamento e fazer todos os cálculos a longo prazo para que você planeje seu futuro antecipadamente.

5. Busque outras formas de renda

Se você tem alguma habilidade especial, invista o tempo livre na produção de algum bem ou atividade que possa ser remunerado. Vale fazer aquela receita, artesanatos ou produtos, serviços de qualquer tipo.

Outras notícias do blog: